Blog >> Segurança pessoal e crimes virtuais - 6 dicas de como se proteger

Segurança pessoal e crimes virtuais - 6 dicas de como se proteger

Segurança pessoal e crimes virtuais - 6 dicas de como se proteger

Você se preocupa com segurança digital?

Vivemos em um cenário crescente de violência e insegurança. Hoje, principalmente devido a pandemia, os criminosos estão mais focados em fazer seus golpes dentro dos meios digitais como: e-mails, aplicativos de mensagem e redes sociais.

Visando aumentar nossa segurança gostaríamos de compartilhar algumas dicas para que você possa minimizar seus riscos de ser mais uma vitima de golpes virtuais.

1 - Lojas virtuais


Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado. Leia atentamente  as informações dos sites e descrição dos produtos. Sites fraudulentos podem conter erros de português e/ou informações técnicas erradas/falsas do produto, pesquise na internet sobre avaliações dessa loja..

2 - Pagamentos online e falsos boletos


Antes de executar qualquer pagamento, verifique se o valor e os dados do Beneficiário estão corretos. Desconfie de código de barras com falhas. No caso de dúvidas consulte diretamente o emissor do boleto ou o banco que o emitiu.

3 - Clonagem do Aplicativo Whatsapp


Nunca compartilhe ou confirme informações pessoais, suspeite de links duvidosos, não forneça ou confirme o seu código verificador, configurar o seu Whatsapp para sempre pedir senha de acesso também é uma boa para evitar que um celular roubado tenha suas conversas expostas.

4 - PIX Fraudulento


Somente cadastre o Pix nos canais oficiais do banco, revise as recomendações de segurança. Nunca clique em links, ou forneça seus dados em ligações ou mensagens que você receber. Um tipo de golpe que está se tornando muito comum é um bandido te abordar e te obrigar a fazer um PIX para uma conta desconhecida, enquanto não existe uma proteção eficaz quanto a isso o que recomendamos é que você tenha apenas um aplicativo de banco com um valor baixo instalado no seu celular, outros aplicativos de bancos, investimentos ou relacionado e transações monetárias que possam expor suas informações bancárias, sugerimos que fique em um celular ou tablet separado que não saia de casa ou caso não seja necessário o uso do app que se utilize apenas pela internet.

5 - Phishing


Suspeite de e-mails duvidosos. Jamais clique em links, execute programas ou acesse arquivos desconhecidos. Jamais conecte seu computador a dispositivos de origem desconhecida. Mantenha seu antivírus e firewalls sempre ativados e atualizados. Mantenha um backup atualizado e em local seguro das informações contidas em sua máquina pessoal.

6 - Celular rastreado


Para saber se seu celular está sendo monitorado ou rastreado acesse a aba de segurança do seu celular e verifique se existe algum aplicativo monitorando seu celular.

Conclusão


Para mais informações e recomendações de segurança acesse a cartilha elaborada pela Polícia Civil de São Paulo sobre Delitos praticados por meios eletrônicos no arquivo em anexo.

Em caso de assalto, não reaja e/ou faça movimentos bruscos com braços e mãos. Atenda imediatamente à todas as exigências dos criminosos.

Fazer um boletim de ocorrência que é muito importante para que a Polícia possa ter dados reais do número de violência em um determinado lugar.

Esse post foi útil? Confira nossos outro posts sobre e veja como a BMA pode te ajudar com alguns problemas do dia-a-dia.

Veja mais em


- Conheça os 7 principais ataques hacker da atualidade
- HTTP ou HTTPS, para que serve e qual é a diferença?

Escrito por:

Caio Mangini Alves
Gerente comercial

Contate-nos
 

E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.