Blog

10 dicas para aumentar sua produtividade no Home Office

10 dicas para aumentar sua produtividade no Home Office

Se organizar bem é algo essencial, ainda mais hoje em dia que muitas pessoas estão trabalhando em regime de home-office, portanto estamos disponibilizando algumas dicas que com certeza vão te ajudar a ter um ambiente de trabalho mais organizado!

1 - Planeje suas tarefas

Sem dúvidas um bom planejamento é algo importantissimo a ser feito, esse planejamento está ligado diretamente a sua organização e produtividade. Monte um checklist com suas atividades do dia usando o bom senso, de forma que você tenha uma quantidade suficiente para ocupar o seu dia, nem pouco a ponto de chegar no meio do expediente você já ter feito tudo, nem muito a ponto de precisar fazer hora extra dentro da propria casa.

2 - Tarefas extra-curriculares

Tarefas como lavar louça, lavar roupa, arrumar a casa são coisas que não temos como fugir, porém separa um tempo fora do seu espediente para isso. Imagine como se você ainda tivesse fisicamente no escritório da empresa que você trabalha não sendo possível fazer nenhuma dessas tarefas extras naquele momento.

3 - Ambiente de trabalho

Tenha um local fixo para realizar seu trabalho, evitando locais onde você precisará se deslocar para fazer outra tarefa, como por exemplo a mesa de jantar que você precisará desmontar toda a sua estrutura. Sofá de frente para uma televisão ou cama estão fora de cogitação!

4 - Horários de trabalho

Por se tratar de um home office, muitos tem a possibilidade de fazer seus próprios horários, isso pode ser um tiro no pé quando falamos de produtividade, pois você poderá querer acordar mais tarde um dia, fazer um horário de almoço mais estendido ou finalizar o espediente antes do horário, lembre-se, cumpra seu horário como se estivesse ainda na empresa, pois se não sua produtividade poderá cair drasticamente. Em um dia corrido, evite fazer seu horário de almoço junto com o trabalho a fim de aumentar sua produtividade, procure fazer seu horário de almoço com calma pois também é um horário de descanço do corpo e mente, se renovando para a 2ª etapa do dia. Defina horário para tudo: - Dormir; - Acordar; - Tomar café da manhã; - Almoçar; - Jantar; - Arrumar a casa...

5 - Intervalos

Programe intervalos a cada 2 horas para se esticar, alongar, tomar um café, é imporante que este intervalo dure de 5 à 10 minutos. Uma ótima dica é para quem usa muito o computador e fica com a vista cansada, procure utilizar desse intervalo para fechar os olhos por um minuto, dessa forma você descansará a vista, outra coisa é olhar para um lugar distante afim de mudar o foco do seu olho, pois seus olhos estão há horas olhando para algo perto, com isso você se sentira com olhar mais leve.

6 - Metas

Crie metas para o seu dia-a-dia, especifique por exemplo coisas que você quer fazer em até 2 horas e cumpra essa meta, caso não tenha conseguido cumprir tente diminuir essa meta ou se esforçar mais na proxima vez. No checklist mencionado mais acima falamos sobre o planejamento das tarefas, imagine que você tem 6 tarefas para serem feitas das 08:00 às 17:00, quando chegar as 12:00hs é importante você ter feito pelo menos metade do que foi estipulado, assim você sabe que está indo bem!

7 - Organização

Um dos pontos mais importantes é a organização, procure manter sua mesa de trabalho organizada, com poucas coisas sobre a mesa, apenas o que você realmente via utilizar, é impossível ter uma boa produtividade com a mesa bagunçada.

8 - Crianças

No home office muitos tem dificuldade de cuidar das crianças e fazer suas atividades diárias, é importante tentar dividir as tarefas, se as crianças já forem um pouco maiores converse com elas, explique a importância do seu trabalho e procure evitar distrações fora de hora, no final do expediênte você terá o tempo todo livre para aproveitar com elas!

9 - Hidratação e Alimentação

Beba muita água durante seu dia, se possível separe uma garrafa de pelo menos 1 litro de água para que você não tenha que ficar levantando toda hora para encher. Coma regularmente para que você não sinta muita fome e seu rendimento não caia, uma boa dica é fazer refeições intermediárias entre seu café e almoço, e entre seu almoço e jantar.

10 - Finalizando o dia

Chegou a fim do dia, organize sua mesa, se preciso faça uma limpeza nela para que você encontre um belo ambiente de trabalho no dia seguinte. Não se esqueça de riscar todas as atividades que realizou e monte seu checklist para o dia seguinte se for possível.

Bonus - Coisas que irão arruinar sua produtividade no home office

Multitarefas
Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo, faça uma de cada vez que o resultado será muito melhor. 

Celular
Evite usar o celular em excesso, procure utilizar em seu momento de descanço, muitas pessoas precisam utilizar aplicativos como whatsapp o tempo todo, ok entendemos, porém deixe o instagram e facebook de lado por um instante, joguinhos então não precisa nem falar!

Ausencia de rotina
Ter uma rotina é muito importante, pois você irá se habituar a seguir, quando não temos uma rotina cada dia fazemos de um jeito e a produtividade cai muito.

Procrastinação
Tem dias que a gente faz as coisas empurrando com a barriga, faz muitas pausas, acessa sites ou aplictivos que não acrescentam em nada, quando isso acontecer feche tudo, levante, jogue uma água na cara e volte para sua mesa com o pensamento: “Vou produzir agora para aproveitar depois”.

Conclusão

Muitas empresas já falaram que mesmo depois da pandamia que estamos vivendo, elas não retomarão as atividades presenciais, ou pelo menos não 100% da empresa.
Considere isso como o novo normal, esse será o nosso novo cotidiano, procure se adaptar bem hoje a essa rotina pois isso nos acompanhará por muito tempo.
Procure enchergar os benefícios do home office:
- Não terá mais que ficar preso no transito, perdendo muitas horas da sua vida;
- Fique mais proximo da sua familia e de quem você ama;
- Redução de custos com transporte;

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Back-end

Contate-nos
 

E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.