Não existe uma receita de bolo, cada caso é um caso, cada empresa trabalha de uma forma, porém existem diversas técnicas que um desenvolvedor pode fazer para ter sempre o melhor resultado. Abaixo nós listamos 9 dicas relevântes para trabalhar no seu site, essas dicas são importantes pois você entenderá como algumas coisas funcionam na web e também poderá cobrar o seu desenvolvedor para entregar o resultado desejado.
Um site rápido é um dos itens mais importantes, pois nos dias atuais o usuário quer ver informações com a maior agilidade possível. Um tempo muito longo de carregamento pode acarretar em menos usuários acessando ou menor tempo de acesso desses usuários, aumentando a taxa de rejeição. Ter uma boa hospedagem é algo que deve ser levado em consideração, pois uma hospedagem ruim pode aumentar o tempo de latência, demorando para começar a apresentar o site para o usuário. Sites que não tem uma boa performance receberão pontuação baixa por sites de busca como Google por exemplo, deixando seu site mais distante de uma boa indexação.
Não podemos falar de performance sem falar de um sistema de análise de acesso. O Analytics do Google é sem dúvida a principal ferramenta quando se trata de análise de acessos, essa ferramenta te fornecerá diversos dados importantes na hora de avaliar como está o acesso do site. Dentre as principais informações podemos destacar: - Quantidade de acessos por período; - Região onde os usuários acessam; - Dispositivo utilizado para acessar (PC, Celular, TV, Tablet, etc.); - Tempo médio que o usuário fica no site; - Origem do acesso (Acesso direto, redes sociais, links de terceiros, etc.) Outra coisa, o Google Analytics é totalmente gratuito!
O layout do site precisa ser responsivo, isso quer dizer, adaptável em todos os dispositivos (já falamos sobre isso em O que é site responsivo?). Um site com layout atrativo com cores vivas é muito importante, porém o ponto principal é o conteúdo, o usuário quer saber o que você faz, quais são seus produtos, serviços, etc... portanto é muito importante se concentrar no conteúdo também. Um Layout mostrando as informações de forma objetiva, sem textos gigantescos, sem enrolação, informação bem objetiva e clara já é o suficiente.
Ter imagens de qualidade é indispensável, porém é preciso ter um cuidado com a quantidade de imagens e o tamanho delas. Imagens muito pesadas podem afetar a performance do site, pois será mais pesada para carregar e a página poderá ser mais lenta. Pense no seu objetivo, as imagens precisam representar bem o assunto, de forma que o usuário apenas vendo a imagem possa saber do que se trata o assunto. Evite repetições de imagem e dedique esforços em registrar mais imagens para que o site seja abastecido de um conteúdo mais vasto. Evite edições complexas e exageradas, o usuário leva muito tempo para entender o que a imagem representa e logo perde o interesse, use como base a regra dos 2 segundos, se o usuário levar mais do que 2 segundos para entender a mensagem considere melhorar ou trocar a imagem.
Estruture seu site por assuntos e crie textos específicos para cada tema. No texto procure usar palavras de simples entendimento e que seja clara para o usuário. Evite usar cores muito estravagantes, o preto ou o grafite são os melhores, e não se esqueça do contraste, nada de usar fundo claro com letra clara, nem fundo escuro com letra escura. O tamanho do texto deve ser respeitado seguindo a sequência do maior para o menor: Titulo > Subtítulo > Texto; Evite usar uma coluna muito larga no seu site, pois quando se está lendo, nosso olho corre horizontalmente por todo o layout, podendo se tornar uma leitura cansativa. De forma alguma copie textos da internet, mesmo que se trate do mesmo assunto abordado, a ideia deve ser única, você pode utilizar de outros assuntos como inspiração, porém coloque em prática usando suas próprias palavras.
Um Blog é uma ótima ferramenta para trazer tráfego para o site. A ideia é que seja uma área onde você possa incluir conteúdo que julga ser interessante para seu usuário, esse conteúdo pode ser uma dica, novidade sobre o seu mercado, um serviço executado para um cliente, etc. Cada postagem no seu site pode ser considerada uma porta a mais de acesso, o usuário veio apenas para ler o conteúdo postado, mas pode se interessar por outros assuntos e até mesmo virar um cliente. Um blog é como uma planta que precisa ser regada frequentemente, sem água a planta morre, sendo assim faça um planejamento de inserção de conteúdo com uma certa frequência, algo como uma vez por semana já é o suficiente, desta forma seu site crescerá e trará bons frutos. Faça uma lista de assuntos interessantes para o seu negócio, comece pelo primeiro assunto, defina o conteúdo dele com uma imagem pelo menos, assim que fizer a postagem já vá trabalhando o próximo post e programe sua inserção. Procure por ferramentas onde você mesmo possa inserir o conteúdo, desta forma você não precisará depender de um desenvolvedor para inserir as postagens para você. Ah sim... esse tipo de ferramenta nós desenvolvemos! ;)
Ter sucesso com o site se resume em apresentar o que é trabalhado e receber contatos de pessoas interessadas que poderão se tornar clientes, sendo assim, ter áreas bem destacadas onde o usuário entrará em contato é muito importante, dentro delas podemos destacar: - Telefones no topo e no rodapé com link direto para o WhatsApp; - Formulário de contato com poucos campos; - Link com botão flutuante para o WhatsApp.
As redes sociais são os melhores amigos dos sites! São ferramentas grátis que servirão de porta de entrada para o seu negócio, então dedique um tempo para alimentar essas redes sociais sempre que possível. Sempre que inserir uma postagem em uma rede social não se esqueça de mencionar o seu site no texto da postagem. Você pode inserir qualquer tipo de informação nas redes sociais, qualquer coisa que entender ser interessante para seu usuário.
Sabe quando você quer comprar um produto mas tem dúvidas da qualidade? De repente você se depara com um video exemplificando o funcionamento desse produto e isso torna um fator decisivo na compra. Isso já deve ter acontecido com você, pois o vídeo é uma das formas mais verídicas de um determinado assunto, rico em detalhes e claresa. Se você tiver vídeos mostrando seus produtos e/ou serviços você poderá atrair mais clientes para sua empresa. Uma dica importante é que o vídeo não ultrapasse 1 minuto, pois o usuário não custuma esperar tanto tempo! Gravação de videos são realizados pela BMA também!
1 - Mostre sempre o seu site para amigos e peça a opinião deles, quem está de fora pode ver coisas que você não vê, pois você já está emergido no conteúdo.
2 - Se você ainda não tem um site, ou se já possui mas depois de ler as nossas dicas identificou que precisa de melhorias, entre em contato conosco!
Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Full Stack Sênior
E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.