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9 dicas para ter um site de sucesso

9 dicas para ter um site de sucesso

Ter um site de sucesso é o que todos nós queremos! Não existe uma receita de bolo, cada caso é um caso, cada empresa trabalha de uma forma, porém existem diversas técnicas que um desenvolvedor pode fazer para ter sempre o melhor resultado. Abaixo nós listamos 9 dicas relevântes para trabalhar no seu site, essas dicas são importantes pois você entenderá como algumas coisas funcionam na web e também poderá cobrar o seu desenvolvedor para entregar o resultado desejado.

1 - Performance

Um site rápido é um dos itens mais importantes, pois nos dias atuais o usuário quer ver informações com a maior agilidade possível. Um tempo muito longo de carregamento pode acarretar em menos usuários acessando ou menor tempo de acesso desses usuários, aumentando a taxa de rejeição. Ter uma boa hospedagem é algo que deve ser levado em consideração, pois uma hospedagem ruim pode aumentar o tempo de latência, demorando para começar a apresentar o site para o usuário. Sites que não tem uma boa performance receberão pontuação baixa por sites de busca como Google por exemplo, deixando seu site mais distante de uma boa indexação.

2 - Google Analytics

Não podemos falar de performance sem falar de um sistema de análise de acesso. O Analytics do Google é sem dúvida a principal ferramenta quando se trata de análise de acessos, essa ferramenta te fornecerá diversos dados importantes na hora de avaliar como está o acesso do site. Dentre as principais informações podemos destacar: - Quantidade de acessos por período; - Região onde os usuários acessam; - Dispositivo utilizado para acessar (PC, Celular, TV, Tablet, etc.); - Tempo médio que o usuário fica no site; - Origem do acesso (Acesso direto, redes sociais, links de terceiros, etc.) Outra coisa, o Google Analytics é totalmente gratuito!

3 - Layout

O layout do site precisa ser responsivo, isso quer dizer, adaptável em todos os dispositivos (já falamos sobre isso em O que é site responsivo?). Um site com layout atrativo com cores vivas é muito importante, porém o ponto principal é o conteúdo, o usuário quer saber o que você faz, quais são seus produtos, serviços, etc... portanto é muito importante se concentrar no conteúdo também. Um Layout mostrando as informações de forma objetiva, sem textos gigantescos, sem enrolação, informação bem objetiva e clara já é o suficiente.

4 - Imagens

Ter imagens de qualidade é indispensável, porém é preciso ter um cuidado com a quantidade de imagens e o tamanho delas. Imagens muito pesadas podem afetar a performance do site, pois será mais pesada para carregar e a página poderá ser mais lenta. Pense no seu objetivo, as imagens precisam representar bem o assunto, de forma que o usuário apenas vendo a imagem possa saber do que se trata o assunto. Evite repetições de imagem e dedique esforços em registrar mais imagens para que o site seja abastecido de um conteúdo mais vasto. Evite edições complexas e exageradas, o usuário leva muito tempo para entender o que a imagem representa e logo perde o interesse, use como base a regra dos 2 segundos, se o usuário levar mais do que 2 segundos para entender a mensagem considere melhorar ou trocar a imagem.

5 - Textos

Estruture seu site por assuntos e crie textos específicos para cada tema. No texto procure usar palavras de simples entendimento e que seja clara para o usuário. Evite usar cores muito estravagantes, o preto ou o grafite são os melhores, e não se esqueça do contraste, nada de usar fundo claro com letra clara, nem fundo escuro com letra escura. O tamanho do texto deve ser respeitado seguindo a sequência do maior para o menor: Titulo > Subtítulo > Texto; Evite usar uma coluna muito larga no seu site, pois quando se está lendo, nosso olho corre horizontalmente por todo o layout, podendo se tornar uma leitura cansativa. De forma alguma copie textos da internet, mesmo que se trate do mesmo assunto abordado, a ideia deve ser única, você pode utilizar de outros assuntos como inspiração, porém coloque em prática usando suas próprias palavras.

6 - Blog

Um Blog é uma ótima ferramenta para trazer tráfego para o site. A ideia é que seja uma área onde você possa incluir conteúdo que julga ser interessante para seu usuário, esse conteúdo pode ser uma dica, novidade sobre o seu mercado, um serviço executado para um cliente, etc. Cada postagem no seu site pode ser considerada uma porta a mais de acesso, o usuário veio apenas para ler o conteúdo postado, mas pode se interessar por outros assuntos e até mesmo virar um cliente. Um blog é como uma planta que precisa ser regada frequentemente, sem água a planta morre, sendo assim faça um planejamento de inserção de conteúdo com uma certa frequência, algo como uma vez por semana já é o suficiente, desta forma seu site crescerá e trará bons frutos. Faça uma lista de assuntos interessantes para o seu negócio, comece pelo primeiro assunto, defina o conteúdo dele com uma imagem pelo menos, assim que fizer a postagem já vá trabalhando o próximo post e programe sua inserção. Procure por ferramentas onde você mesmo possa inserir o conteúdo, desta forma você não precisará depender de um desenvolvedor para inserir as postagens para você. Ah sim... esse tipo de ferramenta nós desenvolvemos! ;)

7 - Contato entre cliente e empresa

Ter sucesso com o site se resume em apresentar o que é trabalhado e receber contatos de pessoas interessadas que poderão se tornar clientes, sendo assim, ter áreas bem destacadas onde o usuário entrará em contato é muito importante, dentro delas podemos destacar: - Telefones no topo e no rodapé com link direto para o WhatsApp; - Formulário de contato com poucos campos; - Link com botão flutuante para o WhatsApp.

8 - Redes sociais

As redes sociais são os melhores amigos dos sites! São ferramentas grátis que servirão de porta de entrada para o seu negócio, então dedique um tempo para alimentar essas redes sociais sempre que possível. Sempre que inserir uma postagem em uma rede social não se esqueça de mencionar o seu site no texto da postagem. Você pode inserir qualquer tipo de informação nas redes sociais, qualquer coisa que entender ser interessante para seu usuário.

9 - Vídeos

Sabe quando você quer comprar um produto mas tem dúvidas da qualidade? De repente você se depara com um video exemplificando o funcionamento desse produto e isso torna um fator decisivo na compra. Isso já deve ter acontecido com você, pois o vídeo é uma das formas mais verídicas de um determinado assunto, rico em detalhes e claresa. Se você tiver vídeos mostrando seus produtos e/ou serviços você poderá atrair mais clientes para sua empresa. Uma dica importante é que o vídeo não ultrapasse 1 minuto, pois o usuário não custuma esperar tanto tempo! Gravação de videos são realizados pela BMA também!

Conclusão

1 - Mostre sempre o seu site para amigos e peça a opinião deles, quem está de fora pode ver coisas que você não vê, pois você já está emergido no conteúdo.
2 - Se você ainda não tem um site, ou se já possui mas depois de ler as nossas dicas identificou que precisa de melhorias, entre em contato conosco!

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Back-end

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