Blog >> Como preparar um curriculo para a área de TI?

Como preparar um curriculo para a área de TI?

Como preparar um curriculo para a área de TI?

Procura saber como estruturar seu curriculo na área de TI? Então veja esse artigo até o final!

A palavra Curriculum Vitae, muito conhecimento pela sua forma abreviada como CV, e que possui o significado de trajetória de vida. Tendo a sua principal essência, relatar sobre a sua trajetória de vida profissional.

Diferente do que pensávamos, o Curriculo não é um documento engessado, ele é um elemento vivo! Que faz necessário reajustes e atualizações constantes voltadas para os seus principais interesses de carreira.

Existem diversos modelos e layouts na Internet, onde você pode escolher aquele que estiver mais aderente as suas vivências e áreas de interesse, mas lembre-se, um Curriculo de sucesso precisa seguir uma linha lógica, ter estrutura simples e ser objetivo, nada vai adiantar ter um Curriculo com diversas cores e/ou imagens, se ele não conter qualidades e informações essenciais, o que faz um Curriculo chamar mais a atenção dos Recrutadores, é o seu conteúdo.

Quando dizemos que o Curriculo é um elemento vivo, isso significa que é sempre necessário estar de olho naquilo que as empresas solicitam em seus descritivos, mantê-lo sempre aderente a necessidades do mercado, o faz ficar cada vez mais apto para as oportunidades, e mantê-lo engessado, é quando você apenas inclui pequenas informações e não há mudanças que possam propor uma leitura mais dinâmica para os recrutadores.



Pense da seguinte maneira: o CV é o nosso cartão de visita, ele precisa ser adaptado para cada tipo de vaga, se não tivermos um Curriculo com palavras e informações chaves para a área que você esteja procurando, você pode transparecer que não possui um foco, ou que está ainda confuso com o que deseja.

Todo Curriculo, segue uma linha cronológica e o seu principal objetivo é relatar de maneira simples e resumida todas as suas vivências e experiências na área, não é necessário ter uma riqueza de detalhes, até porque, você terá essa chance em sua entrevista e lá, você poderá relatar tudo com muitos detalhes.

Tente entregar as informações mais importantes no início do seu Curriculo, principalmente nos três primeiros tópicos (Dados pessoais – Objetivo – Qualificações).
Evitem textos extensos e prolongados demais, isso pode gerar perdas de informações importantes, por parte de quem está lendo. Uma boa dica, é colocar as informações em tópicos, o que facilitará a leitura e a estrutura do Curriculo será mais organizada, aliás, pensarmos em quem lerá o nosso Curriculo é um dos pontos mais importantes. Você sabia que o tempo média que um recrutador leva para ler um Curriculo e identificar pontos chaves para a sua oportunidade, é de apenas 6 segundos? Logo, se pensarmos neste tempo, você perceberá que um texto longo de fato pode te prejudicar.

Se você não possui experiências profissionais e está buscando a sua primeira oportunidade de estágio, não há necessidade de ter um Curriculo muito longo, talvez, um documento com 1 ou até 2 páginas sejam os suficientes. Agora, se você possui um nível de mais senioridade, é preciso que você apresente os seus resultados e conquistas com as experiências, e um Curriculo mais curto pode ser um tanto complicado para expressar essas informações, o ideal que ele possa chegar até a terceira página, mas com cuidados, ok?

Você pode estar pensando: “mas, como eu posso estruturar um CV bem feito para a área de TI?”. Nós te ajudaremos a montar um e esperamos que estas dicas, possam te ajudar muito.



Para te ajudar a montar um bom CV, colocaremos abaixo algumas dicas:

A principal estrutura de um CV é feita através de: Informações Pessoais, Objetivos, Qualificações, Formação, Idiomas, Experiências Profissionais/Experiências Adicionais, Cursos e Certificações.

Informações Pessoais


Para o tópico de Informações pessoais, é necessário que você coloque seu nome completo, endereço (neste caso, vale mencionar apenas Bairro, CEP e Cidade), data de nascimento, contatos principais (whatsapp, telefone residencial e e-mail), URL do Linkedin e estado civis.

Objetivo


No campo Objetivo, é importante colocar a área que você possui interesse em trabalhar, se você tiver interesse em mais de uma área, certifique-se se elas se conversam para coloca-las em um único tópico, se forem áreas diferentes, o recomendado é que você elabore um CV para cada área. Neste tópico é importante retratar um cargo que você tenha interesse, como por exemplo: “Estágio em T.I, ou Desenvolvedor Java Júnior, Programador PHP Pleno, etc”.

Resumo de Qualificações


Em Resumo de Qualificações, será o local onde você fará a sua apresentação profissional. Uma maneira resumida para relatar seus conhecimentos técnicos, vivências e experiências profissionais. Evite colocar informações de características pessoais, como: Comunicativo, Pontual, Fácil Habilidade em Aprender, essas informações, você poderá transparecer no decorrer de sua entrevista. Vamos pensar da seguinte maneira, se você está buscando uma oportunidade na área de T.I, é importante que você mencione quais ferramentas, softwares, entre outras habilidades técnicas que você possui conhecimento.

Formação


Já em Formação, é importante colocar informações a partir do Ensino Superior, não sendo mais necessário, colocar o nome do colégio que você frequentou no passado. Mantenha também a ordem cronológica das formações, seguindo do mais atual para a mais antiga. Se você ainda estiver cursando a faculdade, vale muito colocar a previsão de conclusão do curso, dessa maneira, você facilita a compreensão do tempo que a empresa possa estabelecer contigo, no contrato de estágio. Se você possui algum curso Técnico, que é relevante para a sua área de interesse, também é importante mencionar.

Idiomas


Idiomas: Sim, essa informação merece um tópico só para ela no CV, lembre-se que é muito importante mencionar o nível de habilidade de comunicação naquele idioma.
Por exemplo: Inglês Intermediário.
Não há necessidade de mencionar o nível de habilidade em leitura ou escrita.
Uma dica: se você quer saber em qual nível você está, basta acessar algum site de cursos ou aplicativos de celular como o Duolingo, que com os testes que são aplicados, eles poderão te dizer onde você está. E com isso, você pode mencionar no CV. Outra dica é: vagas que exigem os idiomas em níveis avançados/fluentes, terão avaliações de oralidades. Se você não possui esse domínio, não se candidate a essas vagas.

Experiências Profissionais


Em Experiências Profissionais, precisa ser colocado o nome da empresa, o período de permanência (mm/aa), Cargo e as principais atividades e responsabilidades. Também é importante mencionar, quais foram as suas conquistas com essas experiências na área de TI. Se você não possui ainda uma experiência profissional, você pode substituir esse tópico, em Experiências Adicionais, dessa maneira você pode falar sobre pequenos ‘bicos’ que já tenha sido feito na área de TI, ou projetos acadêmicos e até mesmo, o trabalho voluntário, caso tenha feito.
Cursos, Atividades Extracurriculares e Certificações
O último tópico e não o menos importante é o Cursos, Atividades Extracurriculares e Certificações. Você pode ter feito diversos cursos e ter diversas certificações, mas, é importante relatar apenas os que forem mais relevantes para a área de TI, pois esse é o foco principal aqui.

Foto


Sei que ainda muitas pessoas acabam escolhendo alguns layouts de CV e colocam a sua FOTO nele. No entanto, essa prática está caindo cada dia mais em desuso. Pois, se o recrutador quiser saber como é o candidato, ele poderá acessar a rede social Linkedin, para isso. Logo, a foto não é mais um item obrigatório e se você colocar, pode parecer um tanto deselegante, ok? E por falar em Redes Sociais, não há necessidade de coloca-los em seu CV, trazendo apenas o URL do Linkedin, será o suficiente.
Esperamos que essas dicas te ajudem a encontrar a oportunidade que você tanto sonha!! Compartilha também com as pessoas que você sabe que está precisando!

Escrito por:

Cristina Midori Ano Alves
Orientadora de Carreiras

Contate-nos
 

E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.