Blog >> Conheça os 7 principais ataques hacker da atualidade

Conheça os 7 principais ataques hacker da atualidade

Conheça os 7 principais ataques hacker da atualidade

Você se preocupa com a segurança quando acessa a internet?

Esperamos que a resposta seja sim, pois atualmente qualquer pessoa pode ser vítima de um ataque hacker, se seu ambiente for mais seguro você terá menos chances de sofrer um ataque, portanto cobre o seu desenvolvedor quanto ao quesito segurança.

Segundo o serviço de inteligência FortGuard, entre março e junho de 2019 foi feito um levantamento e constataram cerca de 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um número realmente alto!

Entender quais são e como são feitos os ataques é importante para vencer essa luta contra cibercriminosos, por isso listamos as 7 principais formas que um hacker realiza seus ataques:

1 - Backdor

é um ataque do tipo Cavalo de Troia, conhecido também como Trojan, que dá acesso total ao invasor, lhe permitindo um controle total dos recursos da vítima, com esse controle o cibercriminoso consegue abrir, modificar, deletar programas, assim como instalar e executar softwares maliciosos e até mesmo enviar e-mails em massa.

2 - Pishing

O Pishing é o método de invasão feito através da confiança, um usuário recebe um e-mail, por exemplo e pensa se tratar de uma instituição legítima, porém do outro lado é um criminoso que aproveita da ingenuidade para roubar dados.
Esse método de invasão não acontece somente via e-mail, mas também via SMS e outros métodos de envio.
Então sempre que receber um e-mail como "Parabéns você ganhou a promoção" ou "Segue comprovante de pagamento", desconfie.

3 - Spoofing

Essa prática está associado à falsificação de endereços IP, de DNS e de e-mails, desta forma simulando uma fonte de IP confiável.
Muito parecido com o Pishing, porém o Spoofing tem a finalidade de roubar a identidade do usuário e se passar por ele, sendo assim, a pessoa que recebe o contato acredita ser de alguém de sua confiança.
Especialistas acreditam que esse tipo de ataque foi utilizada contra o Ex-ministro da justiça Sérgio Moro, invadindo sua conta pessoal do Telegram em 2015.

4 - Manipulação de URL

O ataque hacker por manipulação de URL acontece quando um criminoso consegue acessar páginas restritas através de brechas no sistema, esse ataque é bastante comum e simples de ser feito, por isso as páginas de internet precisam estar preparadas para isso.
Uma forma de evitar esse tipo de ataque é configurando os arquivos do site chamado .htacces e robots.txt, através dele é possível mencionar quais URLs não podem ser acessadas.

5 - Ataque DoS

O ataque DoS (Denial Of Service) pode ser traduzido como "Negação de serviço", basicamente é um ataque hacker que faz sobrecarregar um servidor com um volume altíssimo de requisições, desta forma o servidor fica indisponível.

6 - Ataque DDoS

Ataque DDoS é um tipo de ataque semelhante ao DoS, porém é uma técnica mais avançada e traz uma possibilidade maior de sobrecarga.
O ataque é utilizado em sistemas mais complexos, distribuindo inúmeras requisições à diversas máquinas, como se um computador principal dominasse toda a rede fazendo ataques simultâneos, causando uma sobrecarga em todos os computadores da rede.

7 - Sql Injection

O ataque do tipo Sql Injection é feito para acessar informações restritas de um banco de dados que normalmente serve um site.
É utilizado basicamente em formulários de sites, como por exemplo formulários de login e senha e de busca.
Utilizando um formulário de logon para exemplificar, podemos dizer que o formulário irá enviar os dados de login e senha para o banco de dados quando o usuário tenta acessar, através dos campos disponíveis o cibercriminoso manipula a requisição, podendo se logar mesmo sem uma senha válida.
Uma forma de resolver essa brecha é fazer com que o login e senha sejam requisitados em 2 etapas separadas, uma para o login e outra para a senha.

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Full Stack Sênior

Contate-nos
 

E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.