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O que preciso saber para ter um bom site?

O que preciso saber para ter um bom site?

Atualmente, a empresa ter um site não é mais um luxo e sim uma necessidade. O mercado digital cresceu muito e ainda vai crescer mais, quem não tem um site hoje é considerado uma empresa fantasma. Este artigo foi feito especialmente para você que ainda não tem um site, mas está procurando saber a melhor forma de ter um.

1 - Site com qualidade

Ter um site de qualidade é fundamental, para que no futuro você tenha resultados concretos. Muitas empresas pensando em gastar pouco dinheiro procuram por empresas sem qualificação, ou até mesmo tentam fazer por conta própria, o problema disso é que o resultado na grande maioria das vezes não é satisfatório, fazendo com que o empresário tenha que investir novamente o valor de um site novo. Aqui na agência pegamos muitos casos assim, sites com qualidade baixa e sem resultados, nessa etapa o empresário investiu dinheiro, se arrependeu e se desmotivou na área digital, para que isso não aconteça procure por empresas de desenvolvimento mais solidas, com mais tempo no mercado.

2 - Site responsivo

O conceito responsivo se refere à adaptação do layout do site para que ele seja bem visualizado em qualquer dispositivo (PC, Celular, Tablet, TV, etc) Temos um artigo falando mais detalhadamente sobre isso, mas o importante aqui é entender quer o número de pessoas que acessam a internet pelo celular é maior que as que acessam via PC, isso quer dizer que seu site precisa seguir o conceito de responsividade para poder ser mostrado para o maior número de usuários. Se você procurar uma empresa e ela não mencionar esse conceito, corra fora!

3 - Estudo do segmento do cliente

A empresa que irá desenvolver o seu site precisa entender alguns detalhes do seu seguimento como:

  • Quem é você?
  • O que você faz?
  • Quais produtos ou serviços oferecem?
  • Qual é a dinâmica de trabalho da empresa?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Etc...

Sabendo de informações como essas, torna o site mais assertivo, trazendo mais resultados ao cliente. Lembre-se, é uma união do cliente com o desenvolvedor, de um lado a pessoa que entende dos negócios da empresa, do outro a pessoa que entende como colocar em prática.

4 - Design e usabilidade

O site sem dúvidas precisa ter um visual bem agradável, com cores bonitas e bem contrastadas, mas também precisa ser fácil de usar, o usuário tem que perder poucos segundos para entender a dinâmica do site e saber onde fica cada coisa. Sites muito inovadores podem ter problemas com usabilidade, pois o usuário já está acostumado a navegar desta forma. Uma vez me perguntaram por que muitos sites são tão parecidos, a resposta é justamente essa, o usuário está acostumado a trabalhar assim.

5 - Conteúdo

Esta parte depende mais da empresa que está contratando o site do que do desenvolvedor. O conteúdo do site precisa ser bem claro e direto na mensagem que quer transmitir. Aproveite esta área para colocar o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa, pois será usado como um guia por usuários que querem saber mais do que a empresa trabalha. Textos com qualidade é o que os sites de busca mais gostam, como o Google, por exemplo, ele utiliza desses textos para indexar seu site e poder exibir para os usuários, então aproveite para colocar bastante conteúdo de qualidade!

6 - Manutenções

Um site de qualidade que trás resultados é aquele que está sempre em "movimento". O seu site precisa sempre estar bem atualizado, e se possível com coisas novas sendo inseridas sempre que possível. Nós oferecemos a alguns clientes ferramentas incorporadas ao site onde o próprio cliente pode fazer inclusões de materiais como artigos, dicas, novidades, etc, sempre falando sobre o próprio segmento. Imagine o caso de uma empresa de lavanderia, ela poderia inserir diversos artigos como estes:

  • 5 dicas para lavar suas roupas sem desbotar
  • Melhores produtos para lavar suas roupas
  • Secar roupas no sol ou na sombra? Confira!
  • Etc...

Estes são apenas exemplos, a ideia é sempre mostrar conteúdo de qualidade ao usuário, que pode encontrar sua empresa através de uma dica como essa e acabar se tornando um cliente.

7 - Domínio

Escolher um domínio para o seu site algumas vezes pode levar um tempo até pensar em um nome legal que esteja disponível, pense sempre em colocar no domínio o nome da empresa e se possível o segmento que ela trabalha, como por exemplo:

  • www.xyzimoveis.com.br
  • www.senhorjoaocafeteria.com.br
  • www.azasdoceuparaquedismo.com.br

Lembrando que o domínio pode ser consultado por você mesmo, de modo a descobrir se o mesmo está disponível, o link é esse: https://registro.br

8 - Hospedagem

Escolher uma boa hospedagem depende muito mais do desenvolvedor, pois provavelmente já utilizou várias e consegue apontar as melhores e as piores. Tenha cuidado com empresas de hospedagens famosas, muitas delas possuem MUITOS clientes e acabam tendo o suporte a desejar. Aqui na agência nós trabalhamos com a https://www.universonet.com.br temos diversos clientes hospedados com ela (inclusive sistemas grandes utilizados por mais de 60 pessoas diariamente) e gostamos muito do serviço oferecido.

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Back-end

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