Blog

9 dicas para tirar ótimas fotos com seu celular

9 dicas para tirar ótimas fotos com seu celular

A tecnologia dos celulares estão evoluindo muito, hoje já é possível conseguir ótimos resultados usando apenas o celular.
Para um trabalho profissional provavelmente você precisará de uma câmera fotográfica mais robusta como uma Canon SL3 DSLR ou uma Nikon D5600, porém você vai conseguir fazer muita coisa legal com o seu celular seguindo as dicas abaixo:


1 - Tamanho das fotos


No celular é possível configurar o tamanho que quer registrar as fotos, isso é possível encontrar nas configurações da câmera, procure deixar sempre no maior tamanho possível, a não ser que você não tenha muito espaço disponível na memória do seu celular, pois quanto maior a qualidade da foto maior será o espaço em disco utilizado por ela.


2 - Mantenha a lente sempre limpa


Essa dica pode parecer besteira, mas tem muita gente que não limpa a lente antes de tirar a foto e só vai perceber que o resultado ficou embaçado quando chegar em casa.
Alguns celulares tem o sensor de desbloqueio pela digital bem abaixo da lente, então toda vez que vai desbloquear o celular encosta na lente deixando ela suja.
Crie essa rotina de sempre limpar a lente antes de tirar a foto, o resultado será bem mais satisfatório.


3 - Utilize o modo "Retrato"


Nem todos os celulares possuem essa função, mas se tiver faça uso.
Esse recurso vai fazer com que as coisas que estão atrás da pessoa que está sendo fotografada fique desfocado, deixando com um ar mais profissional.


4 - Ajustando o foco


Ajustar o foco na hora de tirar a foto é essencial, tenha certeza que o objeto ou pessoa que está sendo fotografada fique bem focalizada, para isso você precisará apontar a câmera para o local desejado e antes de tirar a foto clique na tela apontando para o local desejado, um "quadrado" verde aparecerá, isso quer dizer que o foco está ajustado para o objeto alvo desejado.


5 - A luz é sua amiga


Quanto mais luz você tiver melhor ficará sua foto.
Seja ela natural ou artificial, tendo bastante luz fará com que suas fotos fiquem bem nítidas.
Tome cuidado em como a luz está direcionada ao objeto alvo, procure deixar a luz apontada para as suas costas ou acima, dessa forma ela estará iluminando diretamente a área desejada, caso contrário a luz estará muito direto na câmera e o celular fará a alteração automática do controle de luz, deixando tudo mais escuro para compensar o excesso de luz.


6 - Não utilize zoom


Evite ao máximo o uso do zoom, a maioria das vezes ele irá atrapalhar o resultado final da sua foto.
Nas câmeras profissionais é possível ajustar o zoom na lente, aumentando a área por conta da combinação das lentes internas, já no celular o zoom é digital, ou seja, é como se você pegasse uma foto já registrada e aumentasse o tamanho dela.
Lembrando que alguns celulares mais modernos já possuem um recurso bem melhor de zoom, porém mesmo assim evite utilizar, se for possível, aproxime-se da área que quer registrar.


7 - Linhas de grade


Procure no seu celular se existe a opção de ativar as "Linhas de grade", este recurso o ajudará a enquadrar melhor o objeto, mantendo-o bem no meio da foto.
As linhas de grade também ajudará a alinhar a foto, como por exemplo quando vai tirar foto de uma fachada de casa, prédio ou igreja, você quer manter o alvo bem alinhado, agora ficou fácil, é só alinhar a base do local com a linha de grade que aparecerá na tela.


8 - Firmeza na hora de bater as fotos


Na hora que está batendo a foto você precisará estar firme, pois entre o momento que clica para tirar e a foto pronta existe um tempo (bem rápido), entre esse tempo a foto poderá ficar tremida caso não esteja muito firme, para isso segure sempre o celular com as duas mãos, dessa forma estará bem firme na hora de tirar a foto, e se possível prenda a respiração por 1 segundo na hora de tirar a foto, você irá perceber que é mais fácil manter a firmeza.


9 - Edição das fotos


Antes de postar suas fotos ou imprimir, procure ver como está a qualidade final pelo seu computador.
Alguns fatores do ambiente poderão fazer com que as fotos não fiquem tão boas, como por exemplo um local onde há uma iluminação de uma cor específica como azul, a foto tende a ficar azulada.
Na maioria das vezes é possível melhorar muito as fotos através de programas como Photoshop ou Gimp (software livre).
Pelo Photoshop você poderá adotar medidas simples como abrir a foto e teclar:
"Ctrl + Shift + B" para ajuste de cor automático;
"Ctrl + Shift + L" para ajuste de brilho automático.
Você ainda pode criar automações para que o programa faça o mesmo procedimento em diversas fotos (pesquise por automatização no Photoshop - Arquivo > Automatizar > Lote).


Dica extra


É possível incrementar seu celular com lentes externas como "Grande Angular" por exemplo, isso irá trazer alguns benefícios às suas fotos.
Essas lentes tem o valor entre R$ 70,00 até R$ 250,00.

Para foto ou video profissional entre em contato com a BMA!

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Back-end

Contate-nos
 

E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.