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O que preciso saber para ter um bom site?

O que preciso saber para ter um bom site?

Atualmente, a empresa ter um site não é mais um luxo e sim uma necessidade.
O mercado digital cresceu muito e ainda vai crescer mais, quem não tem um site hoje é considerado uma empresa fantasma.
Este artigo foi feito especialmente para você que ainda não tem um site, mas está procurando saber a melhor forma de ter um.


1 - Site com qualidade


Ter um site de qualidade é fundamental, para que no futuro você tenha resultados concretos.
Muitas empresas pensando em gastar pouco dinheiro procuram por empresas sem qualificação, ou até mesmo tentam fazer por conta própria, o problema disso é que o resultado na grande maioria das vezes não é satisfatório, fazendo com que o empresário tenha que investir novamente o valor de um site novo.
Aqui na agência pegamos muitos casos assim, sites com qualidade baixa e sem resultados, nessa etapa o empresário investiu dinheiro, se arrependeu e se desmotivou na área digital, para que isso não aconteça procure por empresas de desenvolvimento mais solidas, com mais tempo no mercado.


2 - Site responsivo


O conceito responsivo se refere à adaptação do layout do site para que ele seja bem visualizado em qualquer dispositivo (PC, Celular, Tablet, TV, etc) Temos um artigo falando mais detalhadamente sobre isso, mas o importante aqui é entender quer o número de pessoas que acessam a internet pelo celular é maior que as que acessam via PC, isso quer dizer que seu site precisa seguir o conceito de responsividade para poder ser mostrado para o maior número de usuários.
Se você procurar uma empresa e ela não mencionar esse conceito, corra fora!


3 - Estudo do segmento do cliente


A empresa que irá desenvolver o seu site precisa entender alguns detalhes do seu seguimento como:

  • Quem é você?
  • O que você faz?
  • Quais produtos ou serviços oferecem?
  • Qual é a dinâmica de trabalho da empresa?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Etc...

Sabendo de informações como essas, torna o site mais assertivo, trazendo mais resultados ao cliente.
Lembre-se, é uma união do cliente com o desenvolvedor, de um lado a pessoa que entende dos negócios da empresa, do outro a pessoa que entende como colocar em prática.


4 - Design e usabilidade


O site sem dúvidas precisa ter um visual bem agradável, com cores bonitas e bem contrastadas, mas também precisa ser fácil de usar, o usuário tem que perder poucos segundos para entender a dinâmica do site e saber onde fica cada coisa.
Sites muito inovadores podem ter problemas com usabilidade, pois o usuário já está acostumado a navegar desta forma.
Uma vez me perguntaram por que muitos sites são tão parecidos, a resposta é justamente essa, o usuário está acostumado a trabalhar assim.


5 - Conteúdo


Esta parte depende mais da empresa que está contratando o site do que do desenvolvedor.
O conteúdo do site precisa ser bem claro e direto na mensagem que quer transmitir.
Aproveite esta área para colocar o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa, pois será usado como um guia por usuários que querem saber mais do que a empresa trabalha.
Textos com qualidade é o que os sites de busca mais gostam, como o Google, por exemplo, ele utiliza desses textos para indexar seu site e poder exibir para os usuários, então aproveite para colocar bastante conteúdo de qualidade!


6 - Manutenções


Um site de qualidade que trás resultados é aquele que está sempre em "movimento".
O seu site precisa sempre estar bem atualizado, e se possível com coisas novas sendo inseridas sempre que possível.
Nós oferecemos a alguns clientes ferramentas incorporadas ao site onde o próprio cliente pode fazer inclusões de materiais como artigos, dicas, novidades, etc, sempre falando sobre o próprio segmento.
Imagine o caso de uma empresa de lavanderia, ela poderia inserir diversos artigos como estes:

  • 5 dicas para lavar suas roupas sem desbotar
  • Melhores produtos para lavar suas roupas
  • Secar roupas no sol ou na sombra? Confira!
  • Etc...

Estes são apenas exemplos, a ideia é sempre mostrar conteúdo de qualidade ao usuário, que pode encontrar sua empresa através de uma dica como essa e acabar se tornando um cliente.


7 - Domínio


Escolher um domínio para o seu site algumas vezes pode levar um tempo até pensar em um nome legal que esteja disponível, pense sempre em colocar no domínio o nome da empresa e se possível o segmento que ela trabalha, como por exemplo:

  • www.xyzimoveis.com.br
  • www.senhorjoaocafeteria.com.br
  • www.azasdoceuparaquedismo.com.br

Lembrando que o domínio pode ser consultado por você mesmo, de modo a descobrir se o mesmo está disponível, o link é esse: https://registro.br


8 - Hospedagem


Escolher uma boa hospedagem depende muito mais do desenvolvedor, pois provavelmente já utilizou várias e consegue apontar as melhores e as piores.
Tenha cuidado com empresas de hospedagens famosas, muitas delas possuem MUITOS clientes e acabam tendo o suporte a desejar.
Aqui na agência nós trabalhamos com a https://www.universonet.com.br temos diversos clientes hospedados com ela (inclusive sistemas grandes utilizados por mais de 60 pessoas diariamente) e gostamos muito do serviço oferecido.

Escrito por:

Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Back-end

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