O PHP é uma linguagem de programação back-end, isso quer dizer que ela é executada no lado do servidor.
Foi criada em 1994 por Rasmus Lerdof, e mesmo tendo quase 30 anos ela ainda é muito utilizada no ambiente web, sendo uma das linguagens mais queridas pelos desenvolvedores, e isso se deve pelo fato de ser uma linguagem muito versátil e com curva de aprendizado relativamente mais fácil do que outras linguagens de programação.
O CMS Wordpress é uma plataforma que funciona com o PHP, e é a plataforma de CMS mais utilizada no mundo, só com essa informação fica fácil entender o poder do PHP.
Muitos sites da web que demandam de recursos como blogs, listagem de produtos e serviços, formulários de envio de e-mail, buscas, relatórios, etc, utilizam o PHP como sua linguagem de programação.
O PHP é uma linguagem de código aberto, e sua comunidade é uma das maiores do mundo, possuindo milhares de adeptos ao redor do planeta, assim como a sua documentação é muito fácil de ser interpretada e ainda em diversos idiomas.
Com o PHP é possível fazer sistemas dos mais simples até coisas muito complexas. Os desenvolvedores da BMA já desenvolveram grandes sistemas em PHP que estão rodando atualmente, alguns há mais de 10 anos com mais de 100 pessoas utilizando diariamente e mais de 100 mil requisições sendo feitas todos os dias.
Como já foi dito, a linguagem funciona no lado do servidor e é responsável por toda a parte de regras de negócio de um site ou sistema, assim como a conexão do banco de dados, apresentando as informações requisitadas para os usuários.
Funciona através do servidor HTTP Apache ou o Nginx, que são também de código aberto e estão disponíveis em praticamente todas as hospedagens da web, seja ela em Linux ou Windows.
Imagine um sistema onde seu acesso é restrito à usuários ativos, pois bem, os dados de usuário e senha ficam no banco de dados devidamente criptografados, a função do PHP nesse caso será enviar a requisição com os dados de login e senha imputados pelo usuário e aguardar a resposta do banco indicando se esse usuário existe, se ele está ativo, etc.
Além disso outras situações poderão ser de responsabilidade do PHP como guardar informações do usuário na sessão indicando quem está logado, horário que o usuário se logou e até mesmo seu nivel de acesso e quais recursos do sistema ele pode acessar. Este é um exemplo bem básico do que o PHP pode fazer, mas isso não é nem 1% de todo o poder que essa linguagem tem.
O PHP trabalha muito bem em conjunto com o HTML, sendo muito fácil utilizar um no lado back-end e o outro no front-end.
Sim, os dois modos são possíveis no PHP.
Basicamente o PHP pode trabalhar estruturado ou também conhecido como procedural, e se mistura muito bem ao HTML quando é necessário, mas também é muito poderoso como OOP (programação orientada a objetos), neste modo podemos dizer que toda a regra de negócios é feito através de classes, que por sua vez podem ser instanciadas nas aplicações web.
Falaremos mais detalhadamente sobre frameworks em outro post, porém o que é preciso saber agora é que os frameworks estão relacionado à metodos de trabalho padronizados.
O framework Laravel é atualmente o framework mais utilizado no mundo, e é justamente feito para o PHP, tendo hoje um desempenho muito acima da média.
Conheça os principais frameworks php:
- Laravel
- CodeIgniter
- Symfony
- Zend
- Phalcon
- CakePHP
- Yii
- FuelPHP
- Cohana
Fácil aprendizado
A linguagem é considerada uma das mais fáceis para ser aprendida e por conta disso muitos programadores iniciantes escolhem essa linguam como principal para iniciar no mundo da programação.
Além da ampla comunidade PHP existente, existem muitos tutoriais na internet que ajudam a resolver problemas.
Desempenho
Por conta do alto desempenho no trafego de dados, muitas empresas escolhem essa linguagem, pois o PHP tem um forte motor que agiliza muito as requisições.
Lojas virtuais
O PHP permite que seja feito trafego de uma grande quantidade de dados, e por essa razão muitos recursos aderem ao PHP, como por exemplo lojas virtuais como o Woocommerce (Wordpress), OsCommerce, Magento e Jomla.
Compativel com os principais bancos de dados
Existe uma facilidade grande na junção do PHP com a maioria dos bancos de dados, alguns de forma nativa como o Mysql. Entre os principais bancos, podemos resumir em alguns:
- Mysql
- Oracle
- Postgree
- SQLite
Não há limites para o que o PHP pode fazer, sendo assim é possível desenvolver o que quiser, e existe muita coisa boa na internet utilizando essa linguagem!
Como exemplo podemos listar alguns tipos de sistemas que são bem comuns para o PHP:
- Sistemas de controle de estoque
- Sistemas de gestão de conteúdo de site (admin)
- Sistema de cadastro de cliente
- Lojas virtuais (e-commerce)
- Sistemas financeiros
- Sistemas de disparo de e-mail
- Sistema de gestão de arquivos
- Muito mais.
O PHP está relacionado a diversos sites famosos na web, como o Facebook, Wikipedia, Tumblr, MailChimp, e outros.
Existem cerca de 5 milhões de desenvolvedores PHP pelo mundo.
A última versão do PHP (atualmente 8.1) tornou o tudo muito mais seguro, e até 3x mais rápido que outras versões.
Atualmente o PHP está presente em mais de 244 milhões de sites na web.
Temos programadores sênior na BMA que trabalham com PHP desde 2004, sendo verdadeiros especialistas no assunto.
Se você está pensando em utilizar o PHP como linguagem para criação de algum sistema para sua empresa ou para aprendizado, podemos afirmar com plena certeza que você escolheu uma ótima ferramenta.
A BMA tem profissionais muito experiêntes nessa linguagem e está pronta para te ajudar nos seus projetos. conte conosco!
Bruno Mangini Alves
Desenvolvedor Full Stack Sênior
E saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para sua empresa.